Trilha Testes
Quanto mais TESTES, melhor!

A trilha de testes se destina a qualquer pessoa interessada na disciplina de Testes e Qualidade de software tendo um foco muito funcional. Esta trilha tem uma gama de tópicos abordados como: garantia e controle da qualidade, melhoria de processo, gerenciamento, perfil do profissional, planejamento, execução de testes, técnicas, automação, e testes em um contexto ágil. Nesta trilha não abordaremos assuntos relacionados a níveis de teste unitário. Queremos mostrar que testar e garantir a qualidade vai muito além do escrever e executar testes.

Programação / Palestras

08:30 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.
10:10 às 11:00
Automação de testes para não programadores com o método Keyword-driven

Nesta palestra será apresentada a comparação entre método Keyword-driven de automação de testes em relação a métodos tradicionais. Além disso, serão apresentados, desafios, benefícios, pontos fortes e pontos fracos da implantação da automação de testes baseada no método Keyword-driven. Adicionalmente serão apresentados os resultados reais da implantação deste método em uma empresa de grande porte de desenvolvimento de software de Florianópolis.
11:10 às 12:00
Seja um tester ágil!

O que você precisa para ser ágil e ajudar a sua equipe a entregar valor aos clientes e produzir softwares de qualidade? Nesta apresentação mostrarei como um tester pode ser ágil e trabalhar em um ambiente onde irá ajudar a sua equipe a entregar real valor de negócio para o seu cliente através de um software de qualidade. Citarei os paradigmas que precisam ser quebrados e os erros mais comuns dos testers como: Paradigma do tester no modelo waterfall; Modelos que podem ajudar a equipe ágil a performar; Princípios ágeis; Pirâmide de testes; Perfil do tester; Test Infector; Conhecimentos necessários para um tester; Como um testar trabalha em uma equipe ágil.
Chaos in test

Na Chaordic o MonkeyQA auxilia desenvolvedores, designers, analistas de negócio e outros Monkeys a pensar em soluções com maior qualidade. Observando a selva Chaordica, notamos alterações comportamentais na espécie MonkeyQA. A evolução ocorreu ao ponto de que hoje esses seres conseguem utilizar ferramentas mais robustas, automatizar mais testes e também auxiliar na concepção de novas features. A este comportamento os cientistas deram o nome de Quality Assistance, substituindo o antigo termo Quality Assurance. Associando-se a espécime de desenvolvedores começaram rotineiramente a executar atividades como pair-programming e code review, como por exemplo. Mais não se assuste, isto é muito legal. O MonkeyQa é visto na Chaordic como um disseminador da cultura de qualidade em diversos níveis, tendo respeito dos seus pares. Conheça mais como funciona esse ecosistema e tire suas dúvidas nesta palestra. Tópicos: A Chaordic; A transformação do seu papel; Como trabalham em cada time; O que comem, o que bebem e o que fazem? Ferramentas utilizadas, pesquisa.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Quando meus testes terminam, se os 'bugs' não acabam?

O cenário mais comum no desenvolvimento de software é a correção de defeitos. A grande questão é que a maioria das empresas não adota nenhuma metodologia ou técnica para de fato eliminar estes defeitos, o que gera um efeito corrige-testa-corrige em vários ciclos, sem uma previsão assertiva de término do projeto, gerando retrabalho, aumento de custos, atritos, insatisfação da equipe com um trabalho repetitivo e não produtivo. O objetivo é apresentar uma abordagem de análise de defeitos baseada em rastreabilidade de requisitos, visando uma ação prática que de fato torna a correção dos defeitos evolutiva e com previsibilidade de término. Esta palestra visa fazer uma abordagem de análise em uma fase que geralmente o analista de requisitos não atua na maior parte do desenvolvimento de sistemas - correção dos defeitos. Para demonstrar a aplicabilidade desta abordagem, foi aplicado em um cenário de uma grande empresa de TI desenvolvedora de software, cuja situação comum era de muitos problemas/incidentes relacionados a atrasos de projeto em virtude deste débito técnico. Outra questão importante é resgatar conceitos importantes da Engenharia de Software, de forma simples, compilando estas informações em um modelo intuitivo e simples de rastreabilidade, visando uma análise de impacto efetiva, que conduz a correção de defeitos de forma progressiva. Os tópicos da palestra são: - O grande problema do 'bugmerangue' - Testando fora da tela - Quando meu teste termina, se os 'bugs' não acabam? - Diagrama de Sequencia - Matriz de Rastreabilidade e Análise de Impacto - Estudo de Caso e os Resultados - Conclusão.
14:10 às 15:00
Melhorando sua Estratégia de Testes Automatizados

Nesta palestra, vamos mostrar quais são os níveis de testes automatizados e como melhorar a estratégia de testes automatizados da sua empresa. Vamos mostrar os problemas comuns que ocorrem em automação e como resolvê-los. A palestra irá abordar os seguintes tópicos: 1. Introdução - O que são testes automatizados? Testes simulando usuário através da UI? Testes unitários? TDD? - Características de testes de unidade (unitários) - Vantagens e desvantagens de testes pela UI criados através de ferramentas do tipo record-playback (como o Selenium IDE) - Problemas encontrados nesse tipo de abordagem de testes pela UI - Importância de rápido feedback dos testes (citando XP e James Shore) 2. Pirâmide de Testes Automatizados - Descrição da pirâmide (Mike Cohn) - Testes na camada de Serviço (Integração), mostrando os objetivos desse tipo de teste, citando Martin Fowler (Subcutaneous Tests) e possibilidade de testes com BDD - Breve comentário sobre o Arquillian, que provê recursos para esse tipo de teste 3. Testes na UI - Mostrar que, com testes na camada de Serviço, não precisamos validar todas as regras de negócio pela UI - Foco ideal de testes pela UI: Smoke Tests e testes que validem aspectos inerentes à interface 4. Melhorando Testes na UI Abordar técnicas para evitar problemas de testes pela UI (lentidão, custo alto de manutenção, falsos negativos ou flaky tests), que englobam: - Page Objects - Headless Browsers - Paralelizar testes - BDD 5. Referências
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Protractor - Testando aplicações AngularJS (STADIUM)

AngularJS é um framework javascript novo e que tem ganho muitos adeptos nos últimos tempos. Porém a grande preocupação em usar novos frameworks é o COMO TESTAR. Protractor foi criado para acabar com essa preocupação. Por trás de todo o conceito de manter o HTML limpo e legível o Protractor permite você testar essas aplicações seguindo estes conceitos do AngularJS. Será apresentado o que é o Protractor, porque usa-lo e como usa-lo para testar sua aplicação AngularJS. A palestra é dividida em 2 partes: Primeira parte teórica onde apresento o Protractor, os benefícios de usá-lo e comunidade Protractor. Segunda parte prática onde demonstro como instalar, configurar e rodar testes no Protractor.
16:40 às 17:30
Espremendo Melancia: Watir+PageObject

Quer facilidade no desenvolvimento dos seus testes ágeis? Combinando Watir+PageObject você consegue. Esqueça a idéia de manipular elementos HTML no seu código, usando o PageObjetcs você consegue generalizar e ainda utilizar várias features que já estão préconfiguradas, como content_text e exists. E se ainda assim você precisar rodar esses testes em diversos browsers, adicione ao seu suco o SauceLabs. O que é o Watir? Descrição do seu criador e seus objetivos; Algumas vantagens em relação ao Selenium; Apresentação de códigos em Watir, comparado aos de Selenium; O que é o PageObject? Vantagens na utilização; Como usá-lo; Apresentação de códigos utilizando Watir+PageObject; O que é o SauceLabs? Demonstrando o SauceLabs com códigos implementados em Watir+PageObejct.
17:40 às 18:30
Como testar sua aplicação Android e iOS - uma abordagem prática (STADIUM)

Esta apresentação tem o intuito de apresentar, de forma introdutória, as diversas ferramentas para Android e iOS apresentando exemplos de automação e mostrando o contraponto do teste manual nestes dispositivos. Nesta apresentação serão levantados os seguintes pontos: - Desafios de teste em dispositivos móveis - O que é importante testar em uma aplicação móvel - Características entre Android e iOS em termos de teste - Testando manualmente as aplicações - Automatizando aplicações Android e iOS (ferramentas e definir) A palestra tem um intuito de ser um ""mão na massa"" apresentando mais prática que slides.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 15 de Maio de 2014

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local



Público Alvo

Qualquer pessoa interessada em melhorar a qualidade de uma aplicação ou aprender sobre Testes e Qualidade de Software.