TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Banco de Dados Conheça os principais recursos de Banco de Dados Relacional agnóstico de fabricante

Um dia inteiro de conhecimento profundo em Banco de Dados Relacional, totalmente agnóstico de fabricante, possibilitando uma visão 360 graus e cross platform, com as palestras cobrindo os principais produtos existentes.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Fazendo ETL (Extract, Transform and Load) usando o R
Bruno Feldman da Costa

Nessa sessão iremos aprender algumas noções básicas da linguagem R e criaremos um processo de ETL, lendo dados de arquivos .csv, visualizando, transformando e carregando em uma base SQL Server. Também abordaremos a integração do SQL Server 2016 com o R.

11:10 às 12:00 IBM Bluemix & Databases
Julio Boehl

Overview técnico das opções de bancos de dados da IBM na nuvem, incluindo:

  • Cloudant
  • Bases relacionais IBM para transações e warehouse.
  • Bases opensource gerenciadas (PostgreSQL, MySQL, Mongo entre outras).

Também discutiremos alguns casos de uso de algumas destas bases de dados, como o exemplo da Runkeeper que utiliza o Cloudant para armazenar e analisar os dados de 5 milhões de usuários e 120.000 requisições por segundo.

12:10 às 13:00 Introdução ao MapD: Banco de dados sobre GPU
Tiago Vinicius Remigio da Costa

Bancos de dados estão cada vez mais otimizados para lidar com grandes volumes de dados. Porém o que ocorre quando esta volumetria passa a ser da ordem de bilhões de registros? Como se comportam os tempos de resposta das consultas? Neste contexto, faremos uma introdução ao MapD, um banco de dados que processa queries em GPU, permitindo um grande salto de escalabilidade. Mostraremos as nossas impressões ao adotar essa tecnologia no Serasa Experian Datalabs.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 HealthCheck do seu servidor PostgreSQL
Sebastian Webber

Esta palestra tenta explanar e prover exemplos práticos de atividades a serem realizadas no seu ambiente de banco de dados, conforme introduzi o assunto em meu blog pessoal: http://swebber.me/2016/02/15/checklist-mensal-do-postgresql/

15:10 às 16:00 EF Core 2.0 e release 2.1: o que vem por aí
Aline Favretto / Lenerson Velho Nunes

No dia 14 de agosto foi lançada a versão 2.0 do EF Core e a próxima versão 2.1 está em desenvolvimento. Veja nessa palestra as novidades da versão 2.0 e o que esperar da versão 2.1. Questões como desempenho e melhoria na geração de querys estão no conjunto de melhorias dessas versões.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Powershell para DBAs.
Rodrigo Crespi
The Developer´s Conference Porto Alegre 2017
17:40 às 18:30 SQL Server 2016 Temporal Tables
Arthur Luz

Através desta tecnologia é possível armazenar dados hostóricos em ambiente OLTP de maneira simples. Com isso é possível realizar rollback de transações já comitadas, fazer consultas históricas em ambiente OLTP e realizar análises de Slowly Changing Dimension em ambientes de Business Intelligence.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 11 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Administradores de Banco de Dados, Desenvolvedores de Banco de Dados, Desenvolvedores de Software, Analistas de Sistemas, Consultores Independentes, Coordenadores de TI


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.