TV Digital interativa


O padrão de TV Digital ISDB-T é uma realidade no Brasil e já esta disponível para mais de 45% da população brasileira. A grande inovação brasileira na TV Digital esta na interatividade com o middleware Ginga. Quase todos os países da América do Sul já assumiram e estão implantando o ISDB-T que contou com apoio dos governos locais, academia e iniciativas privada.

Imagine como será ver na tela eventos como Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas 2016 no Brasil com interatividade? Estas são algumas possibilidades de campos de aplicações que vai demandar uma comunidade desenvolvedores ativa e criativa.

Participe da trilha TV Digital interativa e conheça o universo com suas oportunidade e contribua para o ecosistema.


Horário Palestra Lado B
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Ferramentas de autoria para o ISDB-Tb
Hildebrando Trannin
T-Commerce, T-Banking: aplicações Java em ambiente seguro na TV Digital
Aguinaldo Boquimpani
11:10 às 12:00 Interatividade na TV Digital - Ginga e Plataformas de Desenvolvimento
Rodrigo Cascão Araújo
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Lançamento mundial do JDK 7
(Transmissão ao vivo São Francisco, Londres e São Paulo)
14:10 às 15:00 Modelagem de Conteúdos Educativos de Televisão Digital Interativa
Francisco Rolfsen Belda
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 TV Digital interativa versus TV Conectada: o futuro da interatividade no Brasil
Alan César Belo Angeluci
Clojure -> Lisp na JVM
Felipe Rodrigues (Crafters)
16:40 às 17:30 Cadeia Produtiva na TV Digital - rumo a certificação
Carlos Otávio Schocair Mendes
TV Digital en Bolivia
Cesar Bohrt
Personalizando a TV Digital
Elaine Cecília Gatto
17:40 às 18:30 Desenvolvendo e Integrando Serviços Multiplataforma de TV Digital Interativa
Raphael de Carvalho Barbosa
Debate da TV Digital
Dimas Oliveira
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um Combinado do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Hildebrando Trannin

Hildebrando Trannin


Hildebrando Trannin é Mestre em Informática pela PUC-Rio com ênfase em Interação Humano-Computador e TV Digital. Tem grande experiência em linguagens de programação e em metodologias ágeis de desenvolvimento. Nas horas vagas gosta de praticar esportes, principalmente futebol. É sócio-fundador da Batuque TV Digital.



Rodrigo Cascão Araújo

Rodrigo Cascão Araújo


Bacharel e Mestre em Ciência da Computação e Doutorando em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP. Executivo do segmento de Tecnologia de Informação com 16 anos de experiência em gestão de projetos de engenharia de software em grandes empresas e atuando desde 2001 na área de TV digital. Pesquisador responsável por seis projetos de pesquisa em inovação tecnológica financiados pela FINEP, FAPESP e CNPq, cinco deles na área de TV Digital. Coordenador responsável pela equipe da EITV que atua no desenvolvimento do Middleware Ginga.



Francisco Rolfsen Belda

Francisco Rolfsen Belda


Jornalista, diretor do jornal Tribuna Impressa e do portal Araraquara.com, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento, da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação (Faac), da Unesp em Bauru, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP doutor em Engenharia de Produção pela EESC-USP.



Alan César Belo Angeluci

Alan César Belo Angeluci


Doutorando pela Poli-USP, Jornalista e Mestre em Televisão Digital pela UNESP. Membro do Grupo de Pesquisa Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas da Intercom. Pesquisador da Rede Diálogo Regional sobre la Sociedad de la Información (DIRSI), financiado pela International Development Research Centre (IDRC), Canadá. Teve passagens pela Rede Record e Deutsche Welle Television em Berlim, Alemanha.



Carlos Otávio Schocair Mendes

Carlos Otávio Schocair Mendes


Professor do CEFET-RJ desde 1999 até hoje; Graduado em Eng. Elétrica - UFRJ - 1989; Mestre em Ciência da Computador - UFMA - 1999; Doutor em Eng. Elétrica - COPPE/UFRJ - 2010 atuando na linha de TV Digital na área de educação; Pós-Doutorado - UNICAMP - 2011 em andamento. Atualmente desenvolvo pesquisas na área de TV Digital.



Raphael de Carvalho Barbosa

Raphael de Carvalho Barbosa


Graduado em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas (2000). Dez anos de experiência profissional, todos na Fundação CPqD. Nos últimos anos vem trabalhando como Analista/Projetista Java em projetos Java EE e também com integração de aplicações de TV Digital Interativa com serviços desenvolvidos com tecnologias Java. Participou de projetos de pesquisa que ganharam prêmios nacionais e internacionais além de grupos de trabalho que geraram registros de software e pedidos de patentes.



Cesar Bohrt

Cesar Bohrt


Boliviano, formado pela EESC USP Brasil, 1988. 20 anos de desenvolvimento profisional nas áreas de Telecom e Controle. Consultor en TV Digital Ministerio de Obras y Servicios Telecom. Docente Universitario.



Elaine Cecília Gatto

Elaine Cecília Gatto


Elaine Cecília Gatto (cISSagATTo). Coordenadora da comunidade #GarotasCPBr. Bacharel em Engenharia de Computação pela UNIFEV. Mestre em Ciência da Computação pela UFSCar. Tutora Virtual do curso de Sistemas de Informação EaD-UAB-UFSCar. Docente na UNIARA - Centro Universitário de Araraquara. Coordenadora do curso de Engenharia de Computação USC-Bauru. Coordenadora do Java Noroeste Bauru. Geek, Nerd, Otaku, Baladeira e Brahmeira.



QUARTA - 06 de Julho

QUINTA - 07 de Julho

SEXTA - 08 de Julho

SÁBADO - 09 de Julho

DOMINGO - 10 de Julho

Coordenação

Carlos Fernando Gonçalves JavaNoroeste
Thiago Vespa Destaque
Rodrigo Ribeiro Globalcode

Data e Local

Quinta, 7 de julho de 2011

Das 8:30 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP


Exibir mapa ampliado