Trilha Banco de Dados University

Bancos de dados - tecnologia que guarda o patrimônio das empresas

Aqui você verá como configurar, modelar e usar banco de dados, e também linguagem SQL, pesquisas simples e avançadas, além de produtos que o mercado mais adota. Tecnologias, técnicas, e ferramentas. Como podemos usar um banco de dados para o bem das nossas informações e o sucesso dos projetos


O que são as trilhas University ?

As trilhas University são destinadas a estudantes e profissionais que estão iniciando na tecnologia discutido na trilha. As palestras têm nível mais introdutório, foco educacional e sempre que possível prático. Para que os participantes possam encerrar o dia com sentimento de aprendizado e ainda mais motivados.

Especial para estudantes

Estudante com carteira de estudante paga meia nas trilhas University!
Antes de fazer sua inscrição, é necessário solicitar seu código promocional enviando cópia de sua carteira de estudante para tdc@thedevelopersconference.com.br. Não faremos devolução após a inscrição feita.


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 SGDBs Open Source e o mercado exigente
SGDBs Open Source e o mercado exigente
Carlos Eduardo Smanioto
Que o Linux e muitos produtos open source são equiparáveis e até mesmo melhores que outros comerciais isso todos já sabemos. E os Bancos de Dados? Qual é a real capaciade do banco de dados "free", como é o caso do PostgreSQL, MySQL e da novidade NO-SQL como o MongoDB. Como o mercado de desenvolvimento de Software e as corporações enxergam tais tecnologias? Oracle é melhor opção para grande demanda? Será que os SGDBs livres podem oferecer o mesmo comprometimento que os SGDBs comerciais?

Carlos Eduardo Smanioto
11:10 às 12:00 Banco de dados relacional e SQL: escrevendo códigos seguros e com alto desempenho.
Banco de dados relacional e SQL: escrevendo códigos seguros e com alto desempenho.
Wolney Marconi Maia
Escrever códigos em linguagem SQL é um desafio para os desenvolvedores. Considerado uma segunda linguagem de programação, você deve se preocupar na qualidade do seu código é também pensar em segurança e desempenho. Nesta palestra veremos como escrever códigos seguros e com alto desempenho.

Wolney Marconi Maia
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 O que é NoSQL?
O que é NoSQL?
Alexandre Porcelli
Nos últimos 30 anos tem-se vivido a hegemonia dos bancos de dados relacionais, a grande bala de prata da TI. No entanto, em 2009 surgiu o movimento noSQL que além de trazer novas opções de ferramentas e modelos de dados, criou uma nova escola de pensamento. Esta nova escola tem exercido forte influência nos tradicionais bancos de dados relacionais, emergindo uma nova classe de ferramentas, chamada NewSQL. Esta palestra irá explicar brevemente as diferenças e similaridades entre SQL, NoSQL e NewSQL bem como apresentar algumas das principais ferramentas disponíveis.

Alexandre Porcelli
14:10 às 15:00
Ambientes de Missão Critíca e Otimização de Performance com SQL Server 2012
Ambientes de Missão Critíca e Otimização de Performance com SQL Server 2012
Viviane Ribeiro
Nesta seção vamos explorar as novidades existentes no SQL Server 2012 para ambientes de missão crítica com AlwaysOn e a otimização da performance de consultas com ColumnStore Index.

Viviane Ribeiro
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Usando SQL para Geração de Relatórios
Usando SQL para Geração de Relatórios
Wagner Crivelini
Esta palestra apresenta incialmente o uso de recursos comuns da linguagem SQL, como consultas aninhadas, funções escalares e agregações. Em seguida, passa a discutir recursos mais sofistifcados, como uso de expressões de tabela (CTE), operadores CUBE e PIVOT, a cláusula OVER, funções definidas pelo usuário (UDF) e tabelas de referência cruzada (crosstab).

Wagner Crivelini
16:40 às 17:30 Criando bancos de dados de forma simples e ágil em minutos na Nuvem
Criando bancos de dados de forma simples e ágil em minutos na Nuvem
José Papo
Vamos mostrar como você pode criar bancos de dados relacionais como MySQL, Oracle ou MS SQL Server em minutos. Vamos mostrar como é fácil criar um banco de dados relcional completo, com alta disponibilidade e com updates, patches e backups automáticos.

José Papo
Criação de relatórios ricos com o PowerView
Criação de relatórios ricos com o PowerView
Diego
O PowerView é uma novidade do SQL Server 2012, e internamente está dentro do pilar do SQL Server Reporting Services. Esta interação do PowerView se dá através do navegador web com o Sharepoint 2010 e a familiaridade com o pacote Office.

Diego
Transformação poderosa de dados com Pentaho (PDI)
Transformação poderosa de dados com Pentaho (PDI)
Claudio Brancher Kerber
Vou apresentar na prática como o Pentaho pode ser usado para extrair dados de um arquivo com a pior formatação possível para leitura, a formatação para impressão, e gravá-los em um arquivo separado por vírgulas ou mesmo em uma base de dados. Também vou falar sobre como o processo pode ser implementado em um servidor e agendado para execução periódica ou a partir de outros eventos (chegada de arquivos à uma pasta, recebimento de e-mails entre outros).

Claudio Brancher Kerber
17:40 às 18:30 Ei dev, aprenda 7 maneiras diferentes para matar um DBA do coração
Ei dev, aprenda 7 maneiras diferentes para matar um DBA do coração
Fabiano Neves Amorim
Nesta sessão o MVP em SQL Server Fabiano Amorim (@mcflyamorim) irá demonstrar 7 técnicas de desenvolvimento que irão fazer um DBA morrer do coração. Piores práticas para escrever uma consulta T-SQL (problemas com triggers, procedures, views e functions), piores práticas para desenvolver uma tela de consulta, desenvolvendo para não ter segurança. Performance? Não é preciso! Aprenda o que fazer e o que não fazer quando desenvolver para SQL Server.

Fabiano Neves Amorim
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Diego de Oliveira

Diego de Oliveira


Engenheiro de Software apaixonado por entrega de valor e código funcionando. Experiência em sistemas variando desde mobile a sistemas especialistas distribuídos, banco de dados, infra e web. Nos últimos anos trabalhei com ambientes Java, C/C++, C#, Delphi, Linux e Windows. Conhecimento técnico, autodidata e orientação para o time estão entre as minhas inclinações pessoais. Apaixonado por java e agile.


André Calixto Campanini

André Calixto Campanini


Atua há 15 anos na área de TI, desenvolvendo projetos, sistemas e definições de arquitetura utilizando principalmente a linguagem Java, além de ColdFusion e Clarion. Experiência nas áreas: postal, logística, qualidade, comercial e industrial. Atualmente é Analista de Sistemas Sênior na ECT-Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, especialista em desenvolvimento de softwares corporativos com a tecnologia Java EE. Já atuou como instrutor dessa tecnologia em parceria com a Universidade Correios, ministrando treinamentos bem como preparando os materiais utilizados. É instrutor Java na Globalcode nas unidades São Paulo e Alphaville e editor do site InfoQ Brasil.


Alexandre Porcelli

Alexandre Porcelli


Hi, I?m Alex Porcelli, Welcome to my website! I?m 35 years old Brazilian who lives in Greater Boston Area, MA. I?m Principal Software Engineer at JBoss by Red Hat and proud member of Drools and jBPM team and co-founder of UberFire. Back in the days, I created the first noSQL conference in Brazil, creating a great community.



Carlos Eduardo Smanioto

Carlos Eduardo Smanioto


Carlos Smanioto trabalha há mais de 15 anos com UNIX/SGDB, Atualmente DBA/SysAdmin Senior na Buscapé Company, instrutor Oracle University MySQL e consultor em Banco de Dados através de sua pequena empresa, Data Power.


Claudio Brancher Kerber

Claudio Brancher Kerber


Claudio Br trabalha com produtos digitais desde 97. Já brincou de software e hardware, com o site do motel da cidade e com o ERP de uma fábrica e encontrou na Análise de Negócios uma parceira para as empreitadas. Em 2008 estava tão empolgado que traduziu voluntariamente o BABOK 2.0 para o português. Um pouco antes disso, em 2007 estava sentindo que a AN, por melhor desempenhada que fosse, não evitava dificuldades sérias que envolviam a entrega do valor e se enveredou para a agilidade. Isso funcionou? Sim, hoje as suas empreitadas entregam mais valor e mais rápido, mas aprendeu que jogar AN é como jogar no "casual", já jogar AN ágil é como jogar no "hardcore".


Diego

Diego


Diego é MVP desde 2008, atualmente na audiência de Inteligência Artificial. Atua como Chief Data Officer na Lambda3, além de ser professor em programa de Pós Graduação em instituições de São Paulo


Fabiano Neves Amorim

Fabiano Neves Amorim


Apaixonado por T-SQL, query tuning e query optimizer. MVP em SQL Server trabalha como consultor na Sr.Nimbus, também possui as certificacões MCP, MCITP DBD, MCTS DBA, MCTS BI. Especialista nas áreas de BI e Relacional. Fabiano bloga em http://blogfabiano.com e você pode segui-lo no twitter em @mcflyamorim.


José Papo

José Papo


José Papo é Developer Relations Program Manager no Google. Também já trabalhou na Amazon (AWS) e na Microsoft. É desenvolvedor de software, evangelista de novas tecnologias e mestre em engenharia da computação pelo IPT. Também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. Fala sobre tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade, inovação e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo


Viviane Ribeiro

Viviane Ribeiro


Especialista em SQL Server e BI no time de Comunidades Técnicas da Microsoft Brasil. Com mais de 13 anos de experiência na área de TI, atuando como profissional certificada Microsoft desde 2000. Realizou diversos projetos de implantação e migração de produtos Microsoft e foi a principal responsável pela implantação e desenvolvimento da área de CSI - Continuous Service Improvement com foco exclusivo na validação dos processos de banco de dados na Dell.


Wagner Crivelini

Wagner Crivelini


Consultor do domínio de DATA & AI da MICROSOFT CONSULTING SERVICES. ?Technology Evangelist? da área de bancos de dados, com mais de 200 publicações entre artigos técnicos e podcasts. Colaborador de diversas comunidades técnicas entra elas: ? portal iMasters (http://bit.ly/criv-imasters) ? podcast DatabaseCast (http://bit.ly/databasecast)



Wolney Marconi Maia

Wolney Marconi Maia


Administrador de banco de dados SQL Server na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Bacharel em Matemática e pós-graduado em banco de dados Oracle pelo IBTA e FIAP. Professor da disciplina de banco de dados na Universidade de Mogi das Cruzes. É certificado MCTS Sql Server 2008.


Data e Local

Sexta-feira, 6 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode