Trilha iOS

Debutando no TDC, a trilha iOS de 2012 focará naqueles que estão iniciando no desenvolvimento iOS. Além disso, serão discutidos alguns tópicos indispensáveis para qualquer desenvolvedor Mobile, como UX (user experience), segurança e design patterns voltados à plataformas Mobile.


Público Alvo

Estudantes e iniciantes no desenvolvimento para iOS


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 E se eu tivesse um DeLorean?! (Dicas para o Eu do passado)
E se eu tivesse um DeLorean?! (Dicas para o Eu do passado)
Marcelo Fabri
Já imaginou como seriam as coisas se você soubesse o que você sabe hoje, alguns anos atrás? Essa palestra tem como objetivo dar algumas dicas que eu queria ter recebido, em relação ao ecossistema iOS, performance, código, e muito mais!

Marcelo Fabri
11:10 às 12:00 Mapas e Localização com iOS
Mapas e Localização com iOS
Madson Cardoso
Serão apresentados alguns recursos disponíveis no iOS SDK que facilitam a utilização dos recursos de geolocalização e também como exibir informações em mapas na tela do dispositivo. - O hardware de geolocalização; - Conhecendo o CoreLocation framework; - Obtendo a localização atual; - Conhecendo o MapKit framework; - Visualizando um mapa na tela; - Adicionando informações ao mapa.

Madson Cardoso
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Gerenciamento de Memória e ARC
Gerenciamento de Memória e ARC
José Renato Pequeno
Com o iOS 5, o desenvolvedor ganha um grande aliado relacionado ao gerenciamento de memória, o (ARC) Automatic Reference Counting. Para entender o funcionamento do ARC, temos que conhecer como os dispositivos iPhone e iPad trabalham com objetos em memória. - Tomando posse de objetos - Como ocorre a contagem de referências - Entendendo os pools de liberação automática - Compreendendo as zonas de memórias - Regras para posse de objetos - Avisos relacionados a memória insuficiente - Entendendo o (ARC) Automatic Reference Counting

José Renato Pequeno
14:10 às 15:00
Rockstar Core Data
Rockstar Core Data
Marcos Garcia
Como persistir e recuperar objetos de forma sábia. Descrever brevemente o que é o Core Data, falar sobre consultas, predicados e como usar alguns elementos para facilitar a vida do desenvolvedor.

Marcos Garcia
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Segurança em iOS - Protegendo os dados de seus aplicativos
Segurança em iOS - Protegendo os dados de seus aplicativos
Guilherme Andrade
Segurança de dados é uma característica importante de qualquer aplicação. Conheça os mecanismos de segurança disponíveis para a plataforma iOS e aprenda a usa-los para garantir a seguranças dos aplicativos.

Guilherme Andrade
16:40 às 17:30 Melhore sua vida e sua interface e diga adeus à UIAlertView
Melhore sua vida e sua interface e diga adeus à UIAlertView
Gustavo Pelosi Ambrozio
A UIAlertView é com certeza muito útil e prática para caixas de diálogo modais rápidas. Mas usar esta classe é um inferno: Delegates, switch cases... Sem falar no visual que não pode mudar. Resolva tudo isto com a classe BlockAlertView. - Apresentação da classe e motivação - Como transformar UIAlertViews em BlockAlertViews - Como customizar o look and feel - Usando a BlockActionSheet para se livrar também da UIActionSheet

Gustavo Pelosi Ambrozio
17:40 às 18:30 iOS6 - O que vem por aí?
iOS6 - O que vem por aí?
Breno Masi
Conheça as novidades do iOS6 vindas direto do WWDC.

Breno Masi
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Bruno Koga

Bruno Koga


Formado em Sistemas de Informação pela USP, trabalha desde 2009 exclusivamente com desenvolvimento para iOS. Hoje viaja o mundo atendendo conferências aprendendo e trazendo o que há de mais novo e de melhor para fortificar o desenvolvimento iOS no Brasil. Embaixador de Appsterdam Brasil.


Samuel Menezes de Araujo

Samuel Menezes de Araujo


Formado em Ciência da Computação, tem experiência em projetos B2B e B2C para dispositivos móveis, tendo trabalhado para clientes nacionais e internacionais. Hoje é Designer de Experiência e Interface na Buscapé Company e co-fundador da 2thinkers.


Breno Masi

Breno Masi


Breno Masi tem 29 anos, é empresário, fundador da FingerTips e da Monster Juice, especializada em desenvolvimento de aplicativos e games mobile que desde 2011 faz parte da principal empresa de mobile marketing e advertising da Am. Latina, o Grupo.Mobi ? onde atua como Diretor de Marketing e Produtos. Fundou também Finggers.com, primeira rede social de aplicativos além de ser co-founder do MacMagazine. Fã de tecnologia, estudou Ciência da Computação e Administração de empresas. Ficou conhecido por ser o primeiro brasileiro a desbloquear o iPhone no Brasil, e a partir daí investiu no ramo Mobile e se consolidou no mercado.


Guilherme Andrade

Guilherme Andrade


Atua como Arquiteto de Software iOS na área mobile da Ci&T, participando de projetos nacionais e internacionais de clientes como Coca-Cola, Grupo Pão de Açúcar, DivX e Editora Abril.


Gustavo Pelosi Ambrozio

Gustavo Pelosi Ambrozio


Programo profissionalmente há mais de 20 anos e para iOS desde que o SDK foi liberado para o público. Meu primeiro projeto foi o Brasileirão 2009 que chegou ao segundo lugar no iTunes Brasil em poucos dias e foi posteriormente vendido à Abril para se tornar o Brasileirão Placar 2009 e 2010. Desde então realizei vários projetos pessoais e para clientes tanto no Brasil como fora. Sou também membro do time de escritores de tutoriais no site www.raywenderlich.com, o maior site de tutoriais de iOS.


José Renato Pequeno

José Renato Pequeno


Especialista em empowerment de dados utilizando ferramentas Open Source



Madson Cardoso

Madson Cardoso


Trabalha com desenvolvimento de software desde 2003, participou em desenvolvimento de vários projetos para desktop e web, e desde 2009 trabalha com desenvolvimento de apps para iOS.


Marcelo Fabri

Marcelo Fabri


Desenvolvedor iOS desde quando a contagem de referências era manual e Xcode e Interface Builder eram apps distintos. Trabalha na Movile desde 2012, onde participou do desenvolvimento de apps como o PlayKids e mais recentemente tem trabalhado com Swift em tempo integral.


Marcos Garcia

Marcos Garcia


Já foi graduando em Ciências da Computação e Design Gráfico e, atualmente, cursa Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas pela Udesc. Trabalha com desenvolvimento em PHP desde 2007, com uma pausa de seis meses para trabalhar com ferramentas Microsoft e Oracle, em 2009. Começou a trabalhar com projetos iOS neste ano.


Data e Local

Quarta-feira, 4 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode