Trilha Stadium Domingo

Uma seleção premium de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O TDC Stadium é uma seleção de palestras de todas as trilhas do dia do evento apresentadas no auditório principal. Esta é uma forma de aproveitar um pouco de cada trilha do evento e não ficar apenas em uma trilha. Todas as pessoas que estiverem inscritas em qualquer trilha no dia tem acesso livre a trilha Stadium. Novidade: Estudante com carteirinha paga 1/2 O TDC2013 Florianópolis tem uma novidade pra você que é estudante e quer aproveitar ao máximo o evento... fazendo a inscrição com sua carteirinha de estudante você paga 1/2.

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas University e Stadium!
Antes de fazer sua inscrição, é necessário estar cadastrado e solicitar seu código promocional enviando cópia de sua carteira de estudante para tdc@thedevelopersconference.com.br.
Não faremos devolução após a inscrição feita.

Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 A ascensão do mercado de games no Brasil
A ascensão do mercado de games no Brasil
Moacyr Alves
A ascensão do mercado de games no Brasil

Moacyr Alves
11:10 às 12:00 HTML5 + CSS3 em múltiplos browsers, em múltiplas plataformas e em múltiplos dispositivos
HTML5 + CSS3 em múltiplos browsers, em múltiplas plataformas e em múltiplos dispositivos
Rogério Moraes de Carvalho
Veja nesta palestra que, apesar das novas especificações HTML5 e CSS3 ainda estarem em desenvolvimento pelo W3C (World Wide Web Consortium), atualmente já é possível usá-las para criar aplicações Web compatíveis com as versões mais recentes dos principais browsers do mercado (Microsoft Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera, etc.), sendo executados em múltiplas plataformas (Windows, Windows Phone, Mac OS X, iOS, Linux, Android, etc.) e em múltiplos dispositivos (desktops, notebooks, ultrabooks, netbooks, tablets, smartphones, etc.).

Rogério Moraes de Carvalho
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Automação Residencial Open-source na prática: controlando dispositivos IR, RS-232, USB e bluetooth pela Internet
Automação Residencial Open-source na prática: controlando dispositivos IR, RS-232, USB e bluetooth pela Internet
Vinicius Senger
Nesta palestra vamos apresentar todas nossas experiências práticas com automação residencial, predial e geral utilizando tecnologias open-source como Arduino, Java e Android com equipamentos de baixo custo e sem propriedade intelectual. Controle de projetores, aparelhos de vídeo-conferência, luzes, amplificadores e muito mais! Vamos finalizar falando do último projeto que instalamos mais de 12 equipamentos em uma sala de treinamentos super sofisticada usando o premiado @jHomeAutomation.

Vinicius Senger
14:10 às 15:00
Continuous Delivery - Entrega Contínua
Continuous Delivery - Entrega Contínua
Edson Yanaga
Continuous Delivery (Entrega Contínua) está conquistando uma grande popularidade, misturando tópicos que envolvem os movimentos de Desenvolvimento Ágil e DevOps. O objetivo é um só: entregar software de valor aos clientes de modo previsível, rápido e confiável. Com Entrega Contínua torna-se possível entregar software (atualizar em produção) várias vezes por hora, e não mais uma vez a cada dois meses, duas semanas, uma semana? Mas como fazê-lo? Por onde começar? Quais são as ferramentas necessárias?

Edson Yanaga
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Windows 8 e Windows Phone 8 better Together: Kernel compartilhado e novas funcionalidades da plataforma ? com uma demo bacanuda de NFC
Windows 8 e Windows Phone 8 better Together: Kernel compartilhado e novas funcionalidades da plataforma ? com uma demo bacanuda de NFC
Osvaldo Daibert
Nesta sessão, será apresentado o novo kernel compartilhado entre o Windows 8 e o Windows Phone 8 e o novo modelo de desenvolvimento para a Plataforma Windows, o Windows (Phone) Runtime. Além disto, serão apresentadas as novas funcionalidades do Phone 8, com um foco maior na questão de sensores como NFC. Todas as demos estarão disponíveis para os participantes.

Osvaldo Daibert
16:40 às 17:30 Windows Azure Mobile Services
Windows Azure Mobile Services
Vinícius Souza
Como posso tirar proveito do Mobile Services em diferentes cenários, além das aplicações mobile.

Vinícius Souza
17:40 às 18:30 Desafios na produção de games no Brasil
Desafios na produção de games no Brasil
Mauricio Tadeu Alegretti / Juliano Barbosa Alves
Desafios na produção de games no Brasil

Mauricio Tadeu Alegretti / Juliano Barbosa Alves
Disfunções do Scrum - Como evitá-las e extrair o máximo desse framework
Disfunções do Scrum - Como evitá-las e extrair o máximo desse framework
Vinicius Rodrigues Nunes / Samuel Crescêncio
O Scrum é uma das melhores maneiras de se iniciar um experimento na adoção de metodologias ágeis. Em nossa experiência para que haja efetividade na adoção ágil, o Scrum precisa ser combinado com práticas de engenharia de software como TDD, refactoring e integração contínua, e também com técnicas de análise de negócios e modelagem ágil, para que se possa gerar o máximo valor. Em alguns casos, especialmente por conta do código legado existente e de uma possível estrutura organizacional pesada, pode ser difícil adotar estas práticas irmãs. Sendo assim, será de máxima importância que o Scrum seja adotado efetivamente, sem negligência de suas práticas, para que se possa criar de fato um ambiente de melhoria contínua e gerar o máximo valor. Quando executado com negligência e sem disciplina, o Scrum gera disfunções no processo, que por sua vez causam problemas e muito desperdício, levando a equipe iniciante a acreditar que o Scrum não funciona.

Vinicius Rodrigues Nunes / Samuel Crescêncio
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Edson Yanaga

Edson Yanaga


Edson Yanaga, Diretor de Experiência do Desenvolvedor da Red Hat, é Java Champion e Microsoft MVP. Também é um autor reconhecido internacionalmente e palestrante frequente em eventos internacionais, discutindo Java, Cloud Computing, DevOps, Microservices, Domain-Driven Design e Software Craftsmanship. Yanaga se considera um Artesão de Software, e acredita que todos nós desenvolvedores podemos criar um mundo melhor para as pessoas através de software melhor. Seu propósito de vida é entregar e ajudar desenvolvedores do mundo todo a também entregar software melhor cada vez mais rápido e de modo mais confiável. Hoje seu trabalho, seu hobby e seu objetivo de vida são uma coisa só: e é muito feliz por causa disso.




Mauricio Tadeu Alegretti

Mauricio Tadeu Alegretti


Mauricio Tadeu Alegretti ("Malegra") é desenvolvedor veterano de games, envolvido na produção de mais de vinte jogos que obtiveram milhões de downloads e diversos prêmios para plataformas mobile, consoles e PC/Steam. É fundador do Indústria de Jogos, empresa de conteúdo e serviços com a missão de auxiliar os estúdios e profissionais a tornar possível o sonho de criar games no Brasil, e conselheiro da ABRAGAMES. Foi co-fundador do estúdio de games Smyowl, Microsoft Most Valuable Professional (MVP), chair do capítulo Sorocaba da International Game Developers Association (IGDA) e co-fundador do Portalxbox


Moacyr Alves

Moacyr Alves


Moacyr hoje é Titular do Conselho de Jogos eletrônicos e digitais pela Secretária do Áudio Visual no Ministério da Cultura, também é consultor do Ministério da Justiça na área de classificação indicativa para jogos, ocupa o cargo de embaixador de games entre o Brasil e a Espanha pela Academia de artes e Ciências interativas no Ministério da cultura Espanhola e na Itália possui a mesma titulação pela AIOMI (Associazione Interative Multimidiale). Também presidente da ACIGAMES (Associação Comercial Industrial e Cultural dos jogos eletrônicos do Brasil) além disso é coordenador para a área de Apps e Mobile do evento internacional E-Show e curador da área de games da Campus Party Brasil e agora recém nomeado coordenador do curso de jogos digitais da Faculdade Impacta de Tecnologia. Atualmente Moacyr luta pelas melhores condições do mercado de games no Brasil em várias frentes perante o governo.


Osvaldo Daibert

Osvaldo Daibert


Evangelista técnico da Microsoft Brasil


Rogério Moraes de Carvalho

Rogério Moraes de Carvalho


Desenvolvedor de software, instrutor e consultor. Trabalha com tecnologias de desenvolvimento web baseadas em padrões de mercado (HTML, CSS, JavaScript, XML, SVG etc.), tecnologias da plataforma .NET (ASP.NET Core, .NET Core, C# etc.), bancos de dados relacionais e NoSQL e desenvolvimento de aplicações móveis para Android e iOS, dentre outras tecnologias. Em suas consultorias, desenvolveu um Sistema Web de Avaliação de Redações que foi utilizado por mais de uma década para corrigir as redações digitalizadas do Enem por avaliadores de todo o Brasil e um Sistema de Aplicação de Testes Eletrônicos (SATE) para aplicar provas digitais, utilizado por vários anos para avaliar estudantes do SENAI de todo o Brasil.


Samuel Crescêncio

Samuel Crescêncio


Samuel is a software engineer with over 23 years of hands-on experience. He's helped to architect, develop, test and deliver solutions for niches such as education, retail, financial, telecom, energy, risk management and others. He is also an author, trainer, speaker, entrepreneur and an experienced executive.

Samuel has served for 5 years on the board of directors of Agile Alliance, co-founded the Agile Brazil conference in 2010 and served as its chairman for the 2014 edition. Samuel is the author of Lean Pyramid and has founded a few startups.

Currently Samuel provides lean business transformation services and is engaged in transforming large and small companies, coaching from it's top executives to developers.



Vinicius Rodrigues Nunes

Vinicius Rodrigues Nunes


Pós-graduado em Engenharia de Software Orientada a Objetos (PUC-PR), bacharel em Ciências da Computação (UFSC) e técnico em Processamento de Dados (ETT-Joinville). Desenvolvedor Agilista desde 2010. Praticante de testes automatizados e integração contínua com Java. Praticante de Scrum e Kanban para gestão de atividades. Praticante de conceitos Lean para não perder o valor de negócio. Instrutor de cursos Java na VOffice desde 2006.


Vinicius Senger

Vinicius Senger


Vinicius Senger é desenvolvedor, inventor e palestrante técnico trabalhando como no time de especialistas global da AWS Califórnia como Senior Developer Advocate. Começou a desenvolver softwares com apenas 8 anos de idade e nunca mais parou acumulando 30 anos de trabalho na área de T.I.. Fundador da Globalcode e do The Developers Conference, Vinicius foi considerado top 20 influenciador em desenvolvimento de IoT, Java Champion ganhando dois Duke's Choice Award na Califórnia por projetos de inovação em automação, robótica, barcos, casas, capacetes e muitas outros. Desde 2017 na AWS, tem trabalhado com Java, IoT, Serverless, Machine Learning, Inteligência Artificial, Alexa skills e outros



Vinícius Souza

Vinícius Souza


Bacharel em Ciência da computação com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento utilizando diferentes plataformas. Atualmente trabalha como evangelista de desenvolvimento no time de audiência técnica da Microsoft. Além da paixão por tecnologia, pratica automodelismo off road, joga muito game e está aprendendo a tocar guitarra.




Público Alvo

Estudantes, apaixonados por tecnologia, professores, desenvolvedores, gestores, testadores


Coordenação



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Domingo, 26 de Maio de 2013

Das 8:30 às 19:00 h

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses - Florianópolis - SC

Mais informações