Trilha Python
Entenda por que Python, cada vez mais, é escolhido por pessoas, startups e instituições de ensino como principal linguagem de programação.

"Ganhando cada vez mais espaço em meio à empresas e startups, Python vem surgindo como um grande facilitador para executar ideias. Grandes empresas como Google, Globo.com e NASA se beneficiam com a utilização de uma tecnologia tão rica e versátil, que atende desde pequenos projetos até grandes portais com milhares de acessos. Conheça nesta trilha alguns cases e as melhores práticas de Python."

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Desmistificando Built-in Functions, Lambda, List Comprehension

Python é uma linguagem de programação simples, porém robusta, sofisticada e com diversos mecanismos poderosos como suas funções e listas.
Ahh, Python e suas peculiaridades! Built-in Functions, Lambda e List Comprehension? O que são? Por que são? O que fazem? De onde vem? De que se alimentam?
Serão apresentados alguns recursos (quase) avançados relacionados às funções e listas. Boa parte destes recursos são opcionais, mas conhecê-los, saber utilizá-los e principalmente entendê-los pode simplificar nossas tarefas de desenvolvimento e, também, deixar nosso código (nem sempre) mais claro.
11:10 às 12:00
Economizando servidores e acelerando aplicações web com Gevent e programação concorrente

Na Geekie, escrevemos aplicações dinâmicas que chegam a atender vários milhões de requests diariamente. Se você também já enfrentou problemas de performance em aplicações Web ou quer usar técnicas como long polling, venha assistir como transformar o Python numa potente máquina usando gevent em aplicações limitadas por I/O. Não é porque o Python não é JavaScript ou Go que você não consegue atender milhares de requests ao mesmo tempo. :) Venha nessa palestra aprender: - O que é o gevent: greenlets, corotinas, servidores baseados em eventos - Concorrência, paralelismo, programação assíncrona: o que são e quais as diferenças - Por que o gevent aumenta a eficiência e velocidade de aplicações web - gevent, threads e multiprocessing: quando usar cada um deles - Exemplos básicos e passo-a-passo do que acontece quando um greenlet executa - Como adaptar sua aplicação para o gevent - Exemplos em frameworks web populares - Literatura recomendada
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
TimeZona: Como manter-se são lidando com tempo e timestamps em aplicações Python

Levante a mão se você já se confundiu quanto a em qual timezone estão os timestamps no banco de dados, enfrentou dificuldades convertendo entre BRT e UTC, ou esbranquiçou alguns cabelos ao tentar parsear datas. Aqui você vai aprender as técnicas básicas de como lidar com datas, horas e timestamps em aplicações Python de diversos contextos. Falaremos sobre: - Fusos horários: porque a maioria das bibliotecas de timezones são tão difíceis de usar, por que vários fusos horários são idiossincráticos e curiosidades - Bibliotecas: as melhores, e um passo-a-passo de como utilizá-las - Como desenhar o seu modelo de dados e sua aplicação para evitar a maioria dos problemas - Bônus de acordo com o tempo: cálculos de datas e calendários - Literatura recomendada
14:10 às 15:00
Desenvolvendo aplicações mobile em Python com Kivy

Saiba como utilizar Python para desenvolver aplicações mobile (Android e iOS) utilizando a biblioteca Kivy (http://kivy.org). Usando a simplicidade, e o poder, de Python é possível criar desde simples projetos à aplicações interativas com suporte a multi-toques e games, e gerar uma aplicação nativa para o dispositivo. A palestra vai apresentar a biblioteca Kivy, funcionamento, ferramentas auxiliares, demonstrar alguns exemplos de aplicações já criadas com a ferramenta e fazer uma demonstração da criação de uma app simples e o deploy dela em um dispositivo mobile.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
O case do Geekie Games 2014: Lidando com performance, bugfixing e cooperative multithreading em sistemas distribuídos Python (30 mil sessões por dia, 5 milhões de requests por dia and growing!)

"No geekie games 2014 temos milhares de usuários simultâneos usando uma plataforma de aprendizagem adaptativa composta por vários sistemas web independentes (arquitetura modular/distribuída - misto de Heroku e Google AppEngine) e a idéia da palestra é contar como foi nossa estratégia para lidar com o desafio de otimizar performance e encontrar causa raiz de bugs nesse cenário no qual fazemos muitas RPCs (muito tempo gasto em I/O) e no qual debugar performance e causa raiz de bugs envolve debugar vários sistemas ao mesmo tempo potencialmente. Isso tudo num projeto de alcance nacional onde receber 10000 usuários simultâneos ou ter 200 mil sessões por dia são uma realidade. Outline inicialmente pensado: - Apresentação rápida da plataforma Geekie: 5 sistemas principais, todos Python, misto de Heroku e Google AppEngine. Tudo isso formando um sistema de recomendação que altera a trilha de aprendizado de cada aluno a cada interação chave dele com o ambiente de estudos. Somos mais parecidos com o ""News Feed"" do Facebook do que com uma aplicação web padrão. - gevent como ferramenta para paralelização de código python I/O intensive - como lidamos com o lançamento nacional, sem ter uma previsibilidade boa de qual seria o volume inicial de acesso e qual seriam os gargalos de performance no início. Os mesmos sistemas que atendem o geekie games atendem todos os outros clientes da Geekie então o sistema cair não era uma opção! - como instrumentamos nossos sistemas pra conseguir enxergar rapidamente onde estavam os problemas, sejam eles problemas genéricos ou problemas afetando usuários específicos. principais conclusões e aprendizados - Q&A Sobre o speaker: Rodrigo Almeida é engenheiro de computação formado pelo ITA, tem passagem por diversas empresas do vale do silício (incluindo Google e Microsoft) e hoje é tech lead na Geekie, empresa líder do Brasil em EdTech que está contratando gente como vocë. E que também tem tradição com palestras boas :-)"
16:40 às 17:30
Simples é melhor que complexo: Reescrevendo a plataforma de vídeos do Terra.

Os componentes das plataformas de Content Management System (CMS) e Content Delivery Network (CDN) do portal de vídeos do Terra foram recentemente migradas do Oracle para o banco MongoDB. As tecnologias web envolvidas nessas plataformas foram migradas de C# para Python. Nessa palestra trazemos um pouco das nossas experiências, desafios, objetivos alcançados e o que Python nos ensinou sobre ser "simples é melhor que complexo".
17:40 às 18:30 18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 17 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores que buscam aprender, ou aperfeiçoar seus conhecimentos, nessa tecnologia além de empresários que utilizam Python como tecnologia nos seus produtos.

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização