TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha iOS Aprimore seu conhecimento em iOS com profissionais dos maiores apps do Brasil

A edição deste ano vai ter palestras para desenvolvedores de todos os níveis e contar com profissionais dos maiores apps do Brasil.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como lançar seu app na App Store e ficar rico (ou não)
Guilherme Rambo

Para lançar um app independente na App Store é preciso muito mais do que saber programar. Tudo começa com a ideia, depois vem o desenvolvimento, preocupações com marketing, contato com imprensa, suporte aos usuários, etc. Nesta palestra pretendo apresentar o que aprendi após lançar alguns apps na App Store, incluindo dicas de como definir preços, como divulgar seu app e como aumentar as chances dele ser destacado pela Apple.

11:10 às 12:00 Redux + RxSwift: fluxos undirecionais de dados
Fellipe Caetano

Código que mantém estado escala em complexidade e densidade de bugs ao longo do tempo e a experiência nos ensina a evitá-lo. E ainda assim, a sina inevitável do desenvolvedor de UIs é escrever código que lida com mudanças de estado.

Vamos bater um papo sobre como unir programação reativa com os conceitos do Redux, uma das estrelas do ecossistema JavaScript em 2017, adaptando esta união ao desenvolvimento moderno de apps iOS em Swift.

12:10 às 13:00 Layout por código: aumentando sua produtividade e reuso de código
Francesco Perrotti?Garcia

É muito comum ver pessoas criticando os Storyboards porém deixar de usá-los não é uma tarefa simples. Essa talk irá abordar como fazer Views e ViewControllers programaticamente e quais as vantagens (e desvantagens) dessa abordagem cada vez mais utilizada. Além disso vou compartilhar técnicas para desenvolver layouts de maneira mais produtiva e para aumentar o reuso de código.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 iOS Security: Ataques a aplicações iOS (e como se proteger deles)
Bruno Rocha Silva

Você costuma salvar dados importantes como senhas e chaves de criptografia no Keychain? Seu app possui alguma lógica para tratar serviços críticos, como uma assinatura? Ele pode estar comprometido. Venha descobrir como podemos roubar dados de aparelhos iOS e alterar a lógica de aplicativos em tempo de execução.

15:10 às 16:00 Tricks & Tips do Realm no iOS
Rafael Kellermann Streit

Realm é um banco de dados relativamente novo na plataforma, mas vem conquistando os desenvolvedores por sua facilidade de implementação e flexibilidade na criação de modelos e migrations. Nesta pequena palestra, quero compartilhar com o público algumas dicas e curiosidades que tive que aprender enquanto trabalhava com o Realm no projeto do Rocket.Chat para iOS.

Homebridge - Integrando o HomeKit com dispositivos IoT e automação
Alliston Carlos Rosa Aleixo

Embora esteja entre nós desde o iOS 8, o HomeKit é pouco utilizado devido às exigências de dispositivos certificados para o mesmo. Nesta talk será demonstrada a integração com o servidor Homebridge, utilizando desde um Macbook até um RaspberryPi para maiores automações, como por exemplo, controle de relays

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 UIView 101 - Um guia geral sobre como funciona UIView, CALayer e Autolayout
Bruno Bilescky

Nesta apresentação vamos aprender como funciona o ciclo de vida de uma UIView, e todos os pontos de interação que temos com ela. O objetivo da Apresentação é fornecer um melhor entendimento sobre todos os métodos que podem ser sobrescritos, qual a ordem que cada um é chamado e qual tipo de código deve ser adicionado em cada método. Vamos passar também sobre a relação entre UIView e CALayer e como o autolayout funciona.

17:40 às 18:30 Reconstruindo o Pinterest como um aplicativo escalável e de alta performance
Rocir Santiago

Nesta palestra mostraremos o que esteve por trás da decisão de reescrever o aplicativo do Pinterest. Fatores como design, performance, estabilidade e velocidade de desenvolvimento tiveram um papel importante para a ferramenta visual acessada por mais de 175 milhões de usuários. Desenvolvedores e Designers se juntaram para criar ABBA e BRIO, sistemas centrais que fazem do Pinterest um app escalável para diferentes aparelhos, assim como provê alta performance e uma experiência de usuário suave. Projetos open-source, como Texture (antes conhecido como AsyncDisplayKit), Plank e PINRemoteImage (dentre outros), assim como a reescrita de componentes centrais, foram fundamentais nesse processo.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores iOS de todos os níveis ou entusiastas da plataforma


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores