TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha iOS O maravilhoso mundo mágico da Apple.

Fique por dentro das últimas novidades do ecossistema Apple em suas plataformas iOS, tvOS, watchOS e macOS.

Aprenda e compartilhe com a comunidade sobre as novas versões dos sistemas, abordando novas ferramentas, tendências e muito mais.

Tudo para você se tornar um desenvolvedor de elite!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Evoluindo a Arquitetura iOS do Nubank
Eduardo Lourenço Pinto Neto / Piera Marchesini

Nessa talk falaremos um pouco sobre a solução de arquitetura que nos permitiu alcançar melhor capacidade de testes, manutenção e extensão das funcionalidades que já existem e que virão a existir.

11:10 às 12:00 Seus primeiros testes unitários com a arquitetura VIPER
Victor Panitz Magalhães

É muito comum se deparar em situações como a de não saber por onde começar na hora de colocar em prática o famoso (e temido) TDD. A arquitetura VIPER é um ótimo ponto de partida para você que pretende vencer estes bloqueios.

Novidades no ARKit 2
Victor S. Melo / Bruno da Silva Dorneles

Na WWDC 2018 a Apple introduziu o ARKit 2, aumentando exponencialmente as possibilidades em realidade aumentada. Nesta apresentação veremos quais foram estas novidades e como aplicá-las.

12:10 às 13:00 Usando Viper na prática
Paulo Henrique Santos

Nessa apresentação vou trazer o que aprendi usando essa arquitetura em um projeto real em uma grande empresa focado 100% na qualidade, chega de "todo list"!

Se você quer saber como foi essa experiência e pegar alguns atalhos para dominar essa nova arquitetura a qual cada vez mais é adotada em grandes projetos, não perca essa palestra!

Vapor 3: Reutilizando o model de backend para o seu app.
Michel Anderson Lütz Teixeira

Criar uma api com reaproveitamento de modelo de dados para uso em aplicativo nativo.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Guild: Integrando equipes e entregando resultados.
Felipe Dias Pereira / Gabriel Miranda Silveira

Manter a comunicação e padrões de arquiteturas, frameworks, padrão de código entre diferentes times da mesma tecnologia sempre foi um pesadelo para empresas de pequeno, médio e grande porte. A partir de uma das práticas de Engineering Culture, veja como amadurecemos as equipes, elevando padrão de código, boas práticas, cobertura de testes e facilitando job rotation. Conheça os artefatos gerados e os padrões arquiteturais definidos.

Fastlane: Automatizando suas tarefas

Já pensou em quanto tempo você pode economizar no seu dia a dia de desenvolvedor e o quanto mais confiável seu processo pode ficar automatizando tarefas que você sempre precisa repetir no seu dia a dia. Com o fastlane iremos aprender como automatizar alguns dos processos mais executado por nós devs de iOS, tais como gerenciar certificados, gerar screenshots, rodar testes, gerar build e enviar o app para a loja e muito mais.

15:10 às 16:00 ReSwift: Mantendo o estado da sua aplicação racionalizável
ANTONIO MATHEUS MARTINS CARDOSO

Redux pode ser descrito como uma arquitetura de fluxo de dados unidirecional, ou um container de estado, que permite a representação concreta do estado da aplicação e facilita a manutenção de sua consistência.

Nessa talk demonstrarei o padrão Redux para iOS, e como utilizo ele em minhas aplicações pessoais e profissionais.

Desenvolvimento com foco em IoT: Horticulture App
Thiago Brandt

Desenvolvedores iOS devem estar preparados para a Indústria 4.0 (IoT) que cresce muito a cada ano e tem um mercado gigantesco a espera de mentes brilhantes que se joguem de cabeça nesse universo, criando soluções que farão parte do dia a dia de bilhões de pessoas ao redor do mundo. A Apple disponibiliza várias ferramentas para seus desenvolvedores como HomeKit, CoreBluetooth, WAC, certificações MFi e muitos outros. Essa palestra tem o objetivo de apresentar estas tecnologias ao público através de um estudo de caso do Horticulture App. Um aplicativo que gerencia uma horta automatizada, focado em pessoas que não tem tempo e recursos para o plantio doméstico.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Pirâmide de testes em aplicações iOS
Larissa Barra / Bruno Dias

Você escreve testes? Como você garante que o seu código está funcionando depois de uma longa refatoração? Antes de publicar uma nova versão, você revisa tudo manualmente? Até onde?

Nesta talk vamos compartilhar boas práticas para construir uma pirâmide de testes automatizados para aplicações iOS, para assim você confiar mais no seu código ao fazer uma nova release. Traremos exemplos usados em uma aplicação que atende mensalmente mais de um milhão de usuários e tem mais de 99.7% de estabilidade.

17:40 às 18:30 Como planejar e implementar Siri Shortcuts
Bruno Scheltzke

Quer trazer a melhor experiência para seu app? Siri Shortcuts habilita seus usuários a interagir com o seu app sem nem precisar abri-lo! - Que tipo de feature é um bom candidato para ser um Siri Shortcut? - Como planejar a estrutura do seu app para ter essa essa funcionalidade? - Demonstração de um shortcut simples que possa melhorar a experiência dos usuários. - Boas práticas para implementação

Fishbowl
The Developer´s Conference Porto Alegre 2018.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores iOS e entusiastas mobile.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Bruno da Silva Dorneles
Bruno da Silva Dorneles
Apple Developers Academy
Bruno Dias
Bruno Dias
Thoughtworks
Bruno Scheltzke
Bruno Scheltzke
Apple Developer Academy | PUCRS
Larissa Barra
Larissa Barra
ThoughtWorks
Thiago Brandt
Thiago Brandt
Horticulture Technologies
Victor S. Melo
Victor S. Melo
ThoughtWorks

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial