Gestão de produtos é uma área multidisciplinar onde pessoas de desenvolvimento, design, experiência do usuário, negócio, atendimento e suporte trabalham juntas para trazer novos produtos, funcionalidades e serviços que, não só atendem necessidades, mas encantam as pessoas.
O time de gestão de produtos utiliza técnicas de design, métricas, analytics e considera os desejos dos stakeholders e usuários finais, bem como a viabilidade tecnológica, necessidades do mercado e a visão do produto para priorizar backlog, definir roadmap de entrega de produto visando crescimento e escalabilidade.
Se você faz parte de um time assim, que cria experiências sensacionais através dos seus produtos e serviços, vem compartilhar e trocar seus aprendizados com pessoas apaixonadas pelo que fazem.
Hora | Conteúdo |
---|---|
09:00 às 09:50 |
Pareando com Silvio Meira: Como programar o futuro FIGITALSilvio MeiraNeste painel Yara Senger e Bruno Souza vão conversar com o Silvio Meira sobre sua visão de futuro FIGITAL que combina o FÍSICO, DIGITAL e SOCIAL com objetivo de descobrir como nós, profissionais de TI podemos participar ativamente da construção desse futuro utilizando nosso conhecimento técnico e de negócios.
Achou que a palavra FIGITAL está escrita errada ? Então para tudo e assista esse keynote incrível que ele apresentou "Os 5Es de um "nem tão novo" mundo figital
|
09:50 às 10:20 |
Abertura do evento e mini keynote
No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades. |
10:25 às 10:40 |
Abertura da trilha pela coordenação
Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha. |
10:45 às 11:20 |
Design de produto [remoto] para além do wireframe: como identificar as expectativas e verdadeiras realidades de um produtoDjafran Ático Cabral / Jéssica Lima da SilvaQuais as expectativas e verdadeiras realidades do produto do seu cliente? Essa antítese pode ser um dos grandes desafios na construção e desenvolvimento de um produto digital. Quando um dos nossos clientes chegou com um produto digital de alta complexidade e desejando muitas estórias por sprint que não batia com a velocidade e skills do time (no meio de uma pandemia), foi preciso tomar uma ação para ajudá-lo a planejar melhor seu backlog e o roadmap do produto alinhados ao time de desenvolvimento. Nossa proposta é contar quais foram os processos e estratégia usados para ajudar o cliente a priorizar funcionalidades de um produto e entender melhor o que esperar das entregas de forma remota. |
11:25 às 11:40 |
Open Space
|
11:45 às 12:20 |
Descendo a estratégia para os times utilizando a Árvore de Oportunidades: uma experiência no Ritchie e o que aprendemos.Letícia RezendeComo utilizar da Árvore de Oportunidades (Opportunity Solution Tree) da Teresa Torres para descer a estratégia para os times e conectar objetivos, oportunidades/problemas e soluções. Um visão prática do que acertamos, erramos e aprendemos, como estamos alimentando continuamente essa árvore através de continuous discovery e como os OKR's estão entrando no processo. |
12:25 às 13:25 |
Networking e Visitação Stands
Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento. |
13:25 às 13:40 |
Abertura da tarde
No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades. |
13:40 às 13:55 |
Abertura da trilha pela coordenação
Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha. |
14:00 às 14:35 |
Plataforma Boto: O impacto do roadmap do produto e as novas estratégias para se adaptar a demanda do covid.Moisés SimõesNossa intenção é demonstrar através de um caso real, os desafios enfrentados com a mudanças de estratégia no lançamento de nosso produto, uma plataforma conversacional especializada através de IA para atender serviços de utilidade pública. A demanda pela automação, a necessidade de entregar serviços em curtíssimo espaço de tempo.Iremos demonstrar como foi possível revisar o roadmap, ajustar a estratégia, trabalhar os modelos de interação com os clientes e promover as entregas de valor nesse período, sem perder negócios e garantindo a satisfação do usuário final, consumidor dos serviços da plataforma. |
14:40 às 15:15 |
Do mapeamento de processos ao Job to be DoneTabita Dorcas Marcolino GonzagaComo você tem definido o foco do seu produto? Os processos de negócio da sua empresa tem como objetivo eliminar obstáculos para melhorar a vida do seu cliente? "Do mapeamento de processos ao Job to be Done" irá mostrar que utilizando o mapeamento de processos como ferramenta é possível identificar se os processos de negócio executados pela sua empresa estão de fato atingindo ao objetivo principal, isto é, melhorar a vida do seu cliente. E para você que é responsável pelo desenvolvimento de produtos, vai auxiliar a entender o Job to be Done do seu cliente e chegar a definição de uma hipótese e de um produto que de fato gere valor. |
15:20 às 15:40 |
Networking e Visitação Stands
Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento. |
15:45 às 16:20 |
Empoderando times com estratégia de produtoBianca Santa Cruz / Renata De Souza GrandeO Grupo Boticário está passando por uma Transformação Digital e o pilar dessa transformação é uma mudança cultural nos times de produto. Estamos mudando de uma estrutura focada em entrega de features para times empoderados e focados em entregar resultados. Vamos mostrar nessa palestra quais são os principais pontos para construir uma estratégia de produto que ajude da criação de resultados para os usuários e para o negócio. Queremos mostrar um exemplo de como ajudar a mudar o mindset dos stakeholders e ajudar outras empresas a enfrentaram os desafios de consolidação dessa nova cultura. |
16:25 às 17:00 |
Cultura de produto no serviço público? Sim, é possível.Marlon GonçalvesA transformação digital e a inovação estão se tornando cada vez mais realidade no serviço público, porém assim como em qualquer organização ou empresa privada não existe uma fórmula mágica e as metodologias precisam ser adequadas a necessidades específicas de cada área. Através de um modelo de trabalho denominado de "Ateliê de Software" além de aplicar metologias ágeis para o desenvolvimento, também criamos e estamos disseminando a cultura de produto (de verdade) na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O caminho não foi fácil, mas a recompensa está valendo muito a pena. |
17:05 às 18:00 |
Sou líder do time de produto. E agora?Fernanda Sozinho / Eduardo Rocha / Filipi AssisPainel Digital desta Trilha
|
18:05 às 18:25 |
Networking e Visitação Stands
Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento. |
18:25 às 18:50 |
Encerramento
Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia. |