TDC FUTURE
O PAPEL DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ

TRILHA STADIUM QUARTA

Palco principal com grande abrangência de temas

Com tantas Trilhas disponíveis, pode ser difícil escolher qual delas participar. É aí que a Stadium se destaca, oferecendo gratuitamente uma seleção das melhores palestras das Trilhas premium, escolhidas com base em sua representatividade. Através da Stadium, você terá acesso a uma variedade de conteúdos que podem inspirar novas perspectivas e ideias, independentemente da Trilha que você escolher participar. A Stadium garante pluralidade de informações de maneira democrática, apresentando temas incríveis.

Além de você poder se inscrever diretamente para a Trilha Stadium, ela é aberta para todos os participantes inscritos em Trilhas Premium.

O que é uma trilha?

A trilha é um evento híbrido, presencial em Porto Alegre e remoto na sua casa, que tem a duração de um dia inteiro com sete palestras e um painel de discussão.

Data e Local

Quarta-feira, 6 de Dezembro de 2023

09h às 19h

UniRitter
Rua Orfanotrófio, 555 /
Alto Teresópolis Porto Alegre - RS
ACESSO PRESENCIAL OU REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:

08:00 às 08:55

Credenciamento

09:00 às 10:00

Abertura do evento e mini keynotes

Abertura do evento com Yara Mascarenhas e Bruno Souza com novidades e convidados muito especiais : Rogério Rodrigues - (Microsoft)

10:10 às 10:25

Veja como o MySQL HeatWave entrega performance, Machine Learning e Lakeshouse em uma única plataforma

Narciso Junior

Precisa de mais performance? Implementar Machine Learning apenas usando comandos SQL e sem usar Python ou R? Consulta direta a arquivos usando solução nativa de Data Lake e Lakehouse?

Conheça as novidades que a Sakila trouxe nos últimos anos com o MySQL HeatWave para você usar e integrar em suas apps! É uma plataforma úníca para todos esses workloads!

10:30 às 11:05

O IMPACTO DA I.A. NAS TRANSFORMAÇÕES

Alexandre Magno

Ao longo das últimas décadas boa parte das organizações investiram na sua própria transformação para terem negócios digitais, estruturas mais ágeis e uma cultura mais humana. Agora, com a expectativa de que a I.A. esteja cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações, uma difícil pergunta começa a ganhar força: será este apenas um novo capítulo na transformação digital das empresas? Ou a I.A. tem potencial para desafiar muito do que foi estabelecido a partir das últimas transformações? Nessa apresentação, observaremos alguns aspectos do estado atual das transformações nas empresas e compartilharemos futuros possíveis a partir dos desafios estabelecidos pela I.A.

11:15 às 11:30

Mais foco nas pipelines e menos nas ferramentas de CI/CD!

Isaac Felisberto de Souza

Implementar e automatizar processos de CI/CD passa por avaliar e definir quais ações serão realizadas em cada etapa. Contudo é comum direcionarmos nossa atenção direta para o uso de ferramentas ao invés de entender quais pipelines precisamos. Isso pode funcionar, porém o que normalmente ocorre é processos de CI/CD confusos, com alto custo e muitas vezes ineficientes. Na apresentação será abordado como desenhar e implementar pipelines claros focados nas ações de build, empacotamento, testes, distribuição, deploy e outras necessárias para garantir consistência no processo de CI/CD e por consequência maior qualidade de entrega de software.

11:35 às 11:50

A definir

11:55 às 12:30

Como mensurar a qualidade de uma Arquitetura de Software

Daniel Bertolini

Entender se a solução implementada atende nossos objetivos e mensurar a qualidade da nossa arquitetura são fatores decisivos para tomada de decisões em nosso System Design. Venha explorar quais as melhores métricas e ferramentas podem ser utilizados e como obter melhores resultados em seus projetos

12:30 às 14:00

Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:10 às 14:45

E por fim, oque é cultura de qualidade? E qual o papel do QA na disseminaçãodesta cultura

Aline Zanin / Rafael Domingues de Oliveira

Muito se fala em cultura de qualidade, mas oque seria essa cultura? Seria automatizar tudo? Seria documentar tudo? Seria simplesmente entregar software em funcionamento? Nesta palestra vamos falar sobre os muitos aspectos que envolvem a cultura de qualidade. Alem disso vou abordar oque nós, enquanto profissionais de qualidade, podemos fazer para propagar essa cultura.

14:50 às 15:25

Desmitificando a transição de Developer para Tech Manager e tudo que tive que me desapegar

Pether Silva

A mudança da área técnica para a área de gestão nem sempre é fácil. Existem vários medos. Vou ficar desatualizado? Se não der certo posso voltar a programar? Vou me tornar aquele tipo de gerente que sempre detestei? Esses perguntas, em alguns casos, tornam a transição de carreira bem complicada. Além do medo da mudança, é preciso se desapegar de antigos hábitos de execução, pensar mais estratégicamente e o principal, cuidar das pessoas proporcionando um ambiente de aprendizado contínuo.

15:30 às 15:45

A definir

15:50 às 16:25

Construção de Equipes Diversificadas e Inclusivas: Impulsionando a Inovação e o Desempenho

Denise Barroso

Vou destacar a importância da diversidade e inclusão nas equipes lideradas por profissionais técnicos, falando também sobre os desafios comuns que os líderes técnicos enfrentam ao buscar a diversidade e a inclusão, desde barreiras organizacionais até obstáculos sociais, apresentando estratégias práticas que os líderes técnicos podem adotar para promover um ambiente diversificado e inclusivo em suas equipes.

16:30 às 17:05

I.A., Design de Produtos e Compliance: Navegando pelo Cenário Regulatório Brasileiro

Paulo Brandão

Nesta palestra, abordaremos as normas relacionadas à Inteligência Artificial (I.A.) e sua importância no desenvolvimento de produtos, tanto novos quanto já existentes, em meio ao cenário regulatório brasileiro em constante mudança. Exploraremos a compreensão e adaptação às normas, abrangendo as leis em vigor, como a LGPD, e também Projetos de Lei (PL's). Ao final, discutiremos insights sobre as oportunidades e desafios que as regulamentações de I.A. apresentam no contexto do Design de Produtos e do Compliance.

17:10 às 17:45

O Canvas do poder oculto para impulsionar as mudanças reprimidas

Caco Mafra

Você já se viu diante de mudanças organizacionais desafiadoras, onde o potencial para a transformação parece estar escondido à primeira vista? Se sim, você não está sozinho. Nossa palestra, "O Canvas do Poder Oculto", irá abrir as portas para um novo mundo de possibilidades na gestão de mudanças.

Este Canvas é como um mapa de tesouros que conecta as insatisfações iniciais ao processo de transformação, identifica barreiras e, mais importante, desvenda os potenciais de mudança frequentemente reprimidos. Imagine ter uma ferramenta que não apenas identifica estressores, mas também fornece um plano claro com ações práticas e resultados mensuráveis.

17:50 às 18:25

Como a Generative AI está impactando o trabalho

Danielle fortes

A generative AI é uma realidade e vem crescendo cada dia mais com novas ferramentas de LLM e casos uso em todas as áreas. Venha conhecer um pouco mais desse mundo e casos de uso em RH e seus impactos no ambiente de trabalho.

18:30 às 18:45

TDC: Sonho compartilhado, lugar de aprender, compartilhar e viver.

Vladson Freire

18:50 às 19:20

Encerramento na Stadium

Encerramento do evento na Stadium

Programação sujeita a alterações

Coordenação TRILHA STADIUM QUARTA

Patrocinadores

Diamond



Silver



Community Lounge


Patrocínio Trilha


Instituição Parceira


Realização