TDC FUTURE
O PAPEL DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ

TRILHA STADIUM QUINTA

Palco principal com grande abrangência de temas

Com tantas Trilhas disponíveis, pode ser difícil escolher qual delas participar. É aí que a Stadium se destaca, oferecendo gratuitamente uma seleção das melhores palestras das Trilhas premium, escolhidas com base em sua representatividade. Através da Stadium, você terá acesso a uma variedade de conteúdos que podem inspirar novas perspectivas e ideias, independentemente da Trilha que você escolher participar. A Stadium garante pluralidade de informações de maneira democrática, apresentando temas incríveis.

Além de você poder se inscrever diretamente para a Trilha Stadium, ela é aberta para todos os participantes inscritos em Trilhas Premium.

O que é uma trilha?

A trilha é um evento híbrido, presencial em Porto Alegre e remoto na sua casa, que tem a duração de um dia inteiro com sete palestras e um painel de discussão.

Data e Local

Quinta-feira, 7 de Dezembro de 2023

09h às 19h

UniRitter
Rua Orfanotrófio, 555 /
Alto Teresópolis Porto Alegre - RS
ACESSO PRESENCIAL OU REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:

08:00 às 08:55

Credenciamento

09:00 às 10:00

Abertura do evento e mini keynotes

Abertura do evento com Yara Mascarenhas e Bruno Souza com novidades e convidados muito especiais :

10:10 às 10:25

Novidades do Universe para o GitHub Copilot

Rogério Rodrigues
Nessa sessão iremos apresentar as principais e mais interessantes novidades anunciadas no maior evento da Github, o Github Universe 2023, sobre o mais novo aliado dos desenvolvedores no último ano, o Github Copilot e como ele vai acelerar ainda mais a sua produtividade.

10:30 às 11:05

Gestão do Top-down? Sim , ele existe e precisa ser gerido!

Roberta Kühleis

Não dá para esconder que todo produteiro já encontrou situações onde o top-down aconteceu e incomodou, pra caramba! É muito difícil se deparar com alguém que não tenha perdido um pouquinho de sono por ter de abrir mão do seu roadmap por causa de uma tomada de decisão que veio "de cima". Mas se ela acontece, e se em alguns lugares é prática, por que não adotar uma boa gestão deste processo para sermos mais felizes e tornar nossos times mais felizes também? Afinal, cada empresa, cada negócio demanda uma abordagem diferente, não é mesmo?

11:15 às 11:30

Exposição de Credenciais no Código - Lições e Estratégias de Mitigação

Fabio Duarte de Souza

Já pensou em credenciais de acesso escrita diretamente no seu código e depois expostas ao público?

Incrivelmente, 67% das credenciais vazadas foram encontradas em repositórios públicos do GitHub. Agora, considere o potencial número de credenciais em repositórios privados.

Essas exposições são resultado da falta de práticas seguras no desenvolvimento de software e da priorização da entrega em detrimento da qualidade.

Se você deseja evitar cometer o mesmo erro, convidamos você a se juntar a nós. Mostraremos como mitigamos a exposição de credenciais no código-fonte, utilizando ferramentas e promovendo a conscientização entre as equipes.

11:35 às 11:50

A definir

11:55 às 12:30

Arquiteturas de Dados: história e uma visão 360 na prática! Lakehouse, IA generativa e muito mais

Erika Nagamine

Nessa sessão vamos falar sobre o por que criamos arquiteturas de dados e suas evoluções ao longo do tempo: Data Warehouse, Data Lakes, Lakes Warehouses, Data Mesh, IA generativa e muito mais na pratica.

12:30 às 14:00

Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:10 às 14:45

Seu código Java na era Kubernetes Native: uma experiência com live coding

Elder Moraes

Seu código Java está pronto para a era Kubernete Native?

Há muita "modinha" em torno desse assunto. Porém, as aplicações modernas de fato possuem complexidades como escalabilidade, conteinerização e service mesh que são facilmente endereçadas pelo Kubernetes.

A pergunta é: seu código Java está pronto pra tudo isso? Se você fizer as escolhas certa, sim!

O Quarkus foi construído todo com a abordagem Kubernetes Native, e ainda te permite usar MicroProfile, Camel, Hibernate e vários outros projetos open source dentre os maiores do mundo.

Esta é a hora para usar Kubernetes com Java! E essa sessão 100% prática vai te mostrar como fazer isso ainda hoje.

14:50 às 15:25

Quando o Preparo Cruza Fronteiras: A Jornada Rumo a uma Carreira Internacional

Daniel Paz

Em um mundo cada vez mais globalizado, ter uma carreira internacional tornou-se o sonho de muitos. Mas, o que acontece quando o preparo encontra a oportunidade além das fronteiras? Esta palestra explora a intersecção entre estar preparado e reconhecer oportunidades internacionais, fornecendo insights sobre como navegar com sucesso no cenário profissional global.

15:30 às 15:45

A definir

15:50 às 16:25

Arquitetura evolutiva: Como processar milhares de notificações? (Caso real)

João Paulo Ferreira França

Em um mundo em constante mudança e com crescente demanda por eficiência e rapidez, como as empresas de tecnologia podem escalar suas operações para atender milhares de requisições simultâneas, garantindo, ao mesmo tempo, robustez e baixa latência? Nesta palestra, mergulharemos profundamente em um estudo de caso real, abordando os desafios de escalabilidade, observabilidade, custos, decisões e processos.

16:30 às 17:05

Web3: Integração de backend JS com a blockchain

Luiz Fernando Duarte Junior

Projetos envolvendo blockchain tem sido cada vez mais requisitados e só devem aumentar com o avanço do Drex/Real Digital. Uma das habilidades essenciais para estes projetos é a integração de backends existentes com a blockchain, tarefa possível com libs como Web3.js e Ethers JS, que exploraremos nesse hands-on.

17:10 às 17:45

ChatGPT no pedágio? Na Sem Parar, a IA já acerta 95% das respostas do atendimento

Pedro C. Pimentel

Desde o início de 2023, a Sem Parar tem registrado progressos no campo da inteligência artificial. Iremos apresentar como estruturamos o nosso AI Lab, que desenvolveu o Framework Delta AI para mapeamento e avaliação de oportunidades de AI para o negócio. O Framework é baseado nas melhores práticas de Discovery adotadas pela Microsoft e Google, seguindo uma agenda de 5 encontros.

17:50 às 18:25

Oráculo para automação de testes de IA: Desafios e Soluções

Rui Rodrigues

Como automatizar os testes de aplicações que podem gerar mais de uma resposta correta para as mesmas entradas, como ocorre tipicamente em aplicações que fazem uso de machine learning?

18:30 às 18:45

10 anos de Futuro

Julio Matos

18:50 às 19:20

Encerramento na Stadium

Encerramento do evento na Stadium

Programação sujeita a alterações

Coordenação TRILHA STADIUM QUINTA

Patrocinadores

Diamond



Silver



Community Lounge


Patrocínio Trilha


Instituição Parceira


Realização