TDC FUTURE
O PAPEL DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ

TRILHA STADIUM TERÇA

O palco principal do TDC, com uma ampla variedade de temas abordados.

Com tantas Trilhas disponíveis, pode ser difícil escolher qual delas participar. É aí que a Stadium se destaca, oferecendo gratuitamente uma seleção das melhores palestras das Trilhas premium, escolhidas com base em sua representatividade. Através da Stadium, você terá acesso a uma variedade de conteúdos que podem inspirar novas perspectivas e ideias, independentemente da Trilha que você escolher participar. A Stadium garante pluralidade de informações de maneira democrática, apresentando temas incríveis.

Além de você poder se inscrever diretamente para a Trilha Stadium, ela é aberta para todos os participantes inscritos em Trilhas Premium.

O que é uma trilha?

A trilha é um evento híbrido, presencial em Porto Alegre e remoto na sua casa, que tem a duração de um dia inteiro com sete palestras e um painel de discussão.

Data e Local

Terça-feira, 5 de Dezembro de 2023

09h às 19h

UniRitter
Rua Orfanotrófio, 555 /
Alto Teresópolis Porto Alegre - RS
ACESSO PRESENCIAL OU REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:

08:00 às 08:55

Credenciamento

09:00 às 10:00

Abertura do evento e mini keynotes

Abertura do evento com Yara Mascarenhas e Bruno Souza com novidades e convidados muito especiais : Luis Leao - (Twilio) / Fabiana Valente - (Oracle)

10:10 às 10:25

Como conectar o ChatGPT com o WhatsApp?

Luís Leão

Os Modelos de Linguagem de Grande Escala (Large Language Models ou LLMs) e chatbots conectados com inteligência artificial são a nova tendência em tecnologia, porém ainda não é claro como integrar esses serviços com canais de comunicação e como construir comandos para limitar sua atuação ou definir seu comportamento em certas perguntas.

Nesta palestra vou abordar e demonstrar ao vivo a integração da API do ChatGPT com a API de WhatsAPP, levando em consideração a manutenção do escopo das conversas.

10:30 às 11:05

Sobrevivendo e Prosperando na Década da Grande Disrupção: Pioneirismo no Futuro da Gestão e Liderança

Juan Bernabo
À medida que entramos na Década da Grande Disrupção, torna-se crucial para líderes e organizações não apenas sobreviverem, mas prosperarem em meio a mudanças transformadoras. Nesta palestra, vou compartilhar insights adquiridos em minha jornada de catalização de ecossistemas e minha exploração recente de adaptação e evolução neste cenário de rápida mudança. Vou explicar por que acredito que um novo mindset está emergindo. Assim como há 20 anos, surgiu a necessidade de adaptar as práticas de gestão do pensamento linear para o exponencial, nesta década, precisamos adotar novas perspectivas, passando do exponencial para o infinito, e nos posicionar como pioneiros no futuro emergente.

11:15 às 11:30

3 segredos para transição de carreira após os 40 anos

Renato Ucha

Nesta palestra, o autor do livro "As chaves para destravar sua carreira após os 30 anos" e ex-colaborador de empresas como Banco Itaú, Ambev e Ford, discutirá os desafios e oportunidades da transição de carreira após os 40 anos. Serão explorados aspectos biológicos, emocionais e sociais, além de comportamentos sabotadores comuns nessa fase da vida. O palestrante compartilhará sua jornada de desenvolvedor a head de agilidade, revelando três segredos para alcançar objetivos profissionais e incentivando reflexões sobre decisões de carreira alinhadas a sonhos e propósitos.

11:35 às 11:50

A definir

11:55 às 12:30

Governança da Modelagem de APIs sem burocracia na B3

Wesley de Menezes Flor / SHEILANA AMARAL ANICETO

Empresas auditadas por órgãos regulatórios costumam criar processos muito burocráticos para garantir conformidade com o órgão regulador. O resultado é software entregue com uma frequência muita baixa, num mercado que exige que nossas entregas aconteçam numa velocidade cada vez maior. Nós vamos falar como a B3 conseguiu desburocratizar a jornada de desenvolvimento de APIs sem abrir mão da governança.

12:30 às 14:00

Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:10 às 14:45

Cloud Attack based on Misconfiguration

Filipi Pires

Durante esta palestra, abordaremos a importância crítica do gerenciamento de permissões em integrações, especialmente em ambientes de nuvem, e como um padrão de permissões inadequado pode criar vulnerabilidades significativas para atacantes. Exploraremos como um invasor pode se aproveitar de permissões legítimas para realizar escalonamento de privilégios na nuvem, destacando as diferenças fundamentais entre Vetor de Ataque e Caminho de Ataque. Além disso, examinaremos o caminho mais eficaz e curto que um atacante pode seguir para alcançar o sucesso em seus objetivos. Também discutiremos estratégias para melhorar a segurança nesse contexto e mitigar essas ameaças.

14:50 às 15:25

Desvendando a Acessibilidade: Utilizando os 7 Princípios do Design Universal para Orientar seus Testes de Usabilidade

Julio Cesar Santoro Bachion

Nesta apresentação, exploraremos como os 7 Princípios do Design Universal podem servir como um ponto de partida essencial para conduzir testes de usabilidade com acessibilidade. Vamos descobrir como utilizar esses princípios como um guia estratégico para aprimorar a experiência de todos os usuários, independente de suas capacidades. Acessibilidade é mais do que apenas conformidade com padrões é sobre criar soluções inclusivas que beneficiem a todos.

15:30 às 15:45

A definir

15:50 às 16:25

Decisões arquiteturais para micro serviços: tradeoffs, granularidade e fronteiras

Jessica Felix

Explore os trade-offs inerentes à decisões arquiteturais cruciais na construção de sistemas baseados em microsserviços, descubra a importância da granularidade adequada e aprenda a estabelecer fronteiras sólidas. Esta palestra procura oferecer insights para pessoas arquitetas e desenvolvedoras que desejam criar sistemas robustos e eficientes.

16:30 às 17:05

UX Design, Inovação e IA: Como criar soluções inovadoras com Inteligência Artificial

Roger de Souza Bif

Com a crescente influência da IA em nossas vidas e a rápida evolução da tecnologia, os UX Designers têm a oportunidade de criar soluções inovadoras que possam transformar a experiência do usuário. Esta palestra aborda como a IA pode melhorar a personalização, acessibilidade e inclusão em produtos digitais e como os designers podem usar a IA para criar soluções inovadoras que ultrapassem os limites humanos. Através de exemplos e casos de uso, os participantes aprenderão a criar soluções que explorem o potencial da IA para oferecer experiências únicas e personalizadas aos usuários, e como inovar no design com IA para criar soluções disruptivas que transformem as regras do jogo.

17:10 às 17:45

GraphQL, como otimizamos chamadas de API no Front-end

Daniel Castro

Nesta talk quero te apresentar o GraphQL e mostrar na prática como esta linguagem me ajudou a otimizar chamadas ao Backend em alternativa ao REST, retornando múltiplos dados, de diferentes fontes em uma única requisição a partir do front-end.

17:50 às 18:25

Escolhendo Gráficos com Propósito ou Como Selecionar um Gráfico com Base na Mensagem, Não nos Dados

Ana Bertol

"Dados ao longo do tempo pedem gráfico de linhas." "Pizza é proibido!" "Informações geográficas exigem mapas". Quando você escolhe um gráfico procurando a melhor representação visual para um certo tipo de dado, sua medida de sucesso é, veja bem, que seus dados sejam representados visualmente (todos eles? com o máximo de precisão? da maneira mais bonita?). Vamos te mostrar o potencial de abordar o problema focando na mensagem que o gráfico precisa contar - qual seria o alt text dessa visualização? - e como essa abordagem guia não só a escolha do tipo de gráfico, mas também dos demais elementos de design. (spoiler: às vezes, dá pra usar gráfico de pizza, sim!)

18:30 às 18:45

Um pedido, comunidades e aqui estamos

Daniel Wildt

18:50 às 19:20

Encerramento na Stadium

Encerramento do evento na Stadium

Programação sujeita a alterações

Coordenação TRILHA STADIUM TERÇA

Patrocinadores

Diamond



Silver



Community Lounge


Patrocínio Trilha


Instituição Parceira


Realização